Vale a pena fazer uma Graduação 100% EAD?

A resposta para essa pergunta é fácil: sim! Vale muito a pena fazer uma graduação ead. Com um diploma de graduação, você tem a chance de conquistar um emprego com salários e benefícios mais atrativos.

A faculdade ead oferece diversas vantagens aos estudantes que optam por essa modalidade de ensino.

A primeira delas é a flexibilidade e autonomia que o Ensino a distância oferece aos seus alunos. Você pode escolher quando e onde vai estudar, ajustando sua rotina de estudos e atividades acadêmicas de acordo com o tempo que tem disponível para isso. Além disso, a flexibilidade se estende à forma de estudar. No ensino presencial, os alunos sentam e ouvem o professor falar, fazendo ou não anotações do conteúdo. Já no EAD você pode escolher a forma que aprende melhor para estudar. As aulas gravadas ficam disponíveis no Portal do Aluno, e você pode ver e rever quantas vezes quiser. Mas se aprende melhor lendo, pode optar pelos PDFs disponibilizados pelos professores ou livros impressos que são disponibilizados pela instituição de ensino.

Isso nos leva a outro ponto forte importante do ensino a distância. Na graduação EAD apenas o seu ritmo de aprendizagem importa. Afinal, em sala de aula, o docente precisa fazer uma média de aprendizado da turma, sendo assim, algumas pessoas sempre serão prejudicadas, pois estão acima ou abaixo dessa média. Já com o curso a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou ainda, aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Não podemos nos esquecer do benefício da economia, que é muito importante. E quando falamos nisso, estamos falando de dois tipos essenciais de economia: tempo e dinheiro.

A economia de tempo se dá pois o aluno não precisa se deslocar todos os dias até a instituição de ensino. Já imaginou quanto tempo você teria que dispor diariamente no trânsito para ir e voltar à faculdade? Esse tempo pode ser melhor aproveitado estudando e aprendendo mais sobre a profissão escolhida.

Já a economia de dinheiro acontece porque os cursos de graduação a distância possuem mensalidades, em média, 50% mais baixas que as do presencial. Mas, você não pode confundir preço mais baixo com qualidade inferior. A graduação EAD só consegue praticar valores melhores porque não precisa manter uma grande estrutura física para receber seus alunos diariamente. Dessa forma, também não possui os custos dessa estrutura e pode repassar essa economia aos seus alunos mensalmente.

Por fim, chegamos à questão da qualidade do ensino. As instituições que oferecem cursos de graduação presenciais e a distância precisam ser cadastradas no Ministério da Educação (MEC).

Portanto, todos os cursos possuem a mesma grade curricular e horária, garantindo ao aluno a qualidade necessária para formar um profissional competente que atenda as expectativas do mercado de trabalho. Então, antes de escolher o curso e fazer a matrícula, lembre-se de verificar se a faculdade possui esse registro no Ministério da Educação, para garantir que seu diploma será aceito após a conclusão do curso.

Então, agora que você já conhece as vantagens de fazer um curso de graduação a distância, vamos falar sobre os cursos mais buscados pelos alunos: Administração e Pedagogia.

Faculdade de Pedagogia EAD

Entre as mais procuradas, seja no ensino presencial ou a distância, o curso de pedagogia ead é a escolha certa para quem quer trabalhar na área da educação.

Esse curso tem o objetivo de formar professores para exercerem funções de magistério em diversas áreas onde os conhecimentos pedagógicos se fazem necessários, desde a Educação Infantil até a Educação Profissional. Trata-se de um curso que ainda contribui para o posicionamento crítico em relação às questões do ensino, sua estrutura, funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem.

Na sua busca por uma faculdade de Pedagogia, vai encontrar duas opções de formação: bacharelado e licenciatura.

Quem cursa o bacharelado não estará habilitado para dar aulas, mas poderá atuar como supervisor, coordenador/orientador pedagógico ou diretor.

Já quem opta pela licenciatura vai poder atuar como professor na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Esse profissional também poderá atuar na parte de apoio pedagógico das escolas, na supervisão, orientação e direção.

Neste sentido, podemos dizer que a licenciatura é um curso mais abrangente para quem quer cursar Pedagogia. Então, vamos falar um pouco mais sobre essa modalidade.

Durante os quatros anos da licenciatura em Pedagogia, você irá se deparar com disciplinas como:

  • Alfabetização e Letramento
  • Didática
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, História, Geografia, Ciências Naturais e Educação Física
  • Estrutura e Organização do Sistema Educacional
  • Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação
  • História da Educação
  • Informática Aplicada à Educação
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais)
  • Literatura Infantil
  • Orientação Educacional
  • Pedagogia nas Instituições não Escolares
  • Supervisão e Orientação Pedagógica
  • Técnicas de Avaliação da Aprendizagem
  • Tecnologia e Novas Mídias

E muitas outras que vão te preparar para a realidade das escolas públicas e privadas.

É importante ressaltar que quem pensa em estudar pedagogia, tem que estar preparado para incluir a leitura no dia-a-dia, pois se trata de um curso bastante teórico que se aprofunda em questões históricas, sociais e culturais da educação no Brasil e no mundo.

Faculdade de Administração EAD

Por fim, vamos falar da faculdade de administração ead que lidera o topo da lista de cursos mais buscados.

O curso superior a distância em Administração, tem o objetivo de desenvolver competências e tornar o aluno um profissional apto a criar e implementar projetos de negócios com atitude empreendedora e visão estratégica. Fazendo a faculdade de administração a distância, você certamente terá os conhecimentos e as ferramentas necessárias para atuar nas melhores empresas do ramo.

Vale lembrar que o administrador é um profissional dinâmico, que pode atuar em diversas áreas dentro da empresa, como por exemplo, a gestão financeira, recursos da empresa, recursos humanos, marketing, vendas, logística, e outros setores onde seus conhecimentos possam ser aplicados.

Equipe de redação do Arte de Amadurecer

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

2 × um =