Alfabetização e letramento: por que fazer uma pós nesta área?

A educação é a principal ferramenta para a transformação e desenvolvimento de uma sociedade. Dessa forma, o profissional que atua com Alfabetização e Letramento é fundamental em qualquer lugar. Por isso, essa tem sido uma profissão em alta nos últimos anos.

A pós graduação em alfabetização e letramento é voltada aos Pedagogos, profissionais que atuam na alfabetização, na Educação Infantil, séries do Ensino Fundamental e na de Jovens e Adultos. Mas você sabe por que fazer uma pós nessa área?

Hoje, aqui no Blog  “A Arte de Amadurecer – Um Olhar sobre a Educação no Brasil”, nós vamos te falar dos principais motivos para você se especializar nessa área. Além disso, você vai saber mais sobre o curso de pós-graduação que vai te possibilitar atuar nessa área.

O que é Alfabetização e Letramento?

Primeiramente é importante destacar que a maioria das crianças têm o primeiro contato com as letras na escola, durante os anos da educação infantil. Porém os conceitos de alfabetização e letramento tem significados diferentes. O que você precisa saber, nesse caso, é que o aluno alfabetizado não é necessariamente letrado. Pode parecer confuso, mas continue acompanhando que nós vamos te explicar o que se trata cada um deles.

Também é importante ressaltar que apesar de ser muito falado sobre os anos iniciais da educação, a Alfabetização e Letramento também podem ser trabalhadas com jovens e adultos que estejam nessa fase do ensino.

De maneira mais simples, podemos dizer que alfabetizado é o indivíduo que sabe ler e escrever, basicamente juntando as letras, sílabas e formando palavras. Já o letrado é aquele que, além de saber ler e escrever, sabe interpretar e responde adequadamente às demandas da sociedade em relação ao uso da leitura e da escrita.

Os conceitos podem ser explicados com base nos estudos de Alfabetização e Letramento da professora e pesquisadora Magda Soares. Para a autora, a alfabetização é o processo no qual a criança assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como um código de comunicação. Enquanto o letramento é saber usar essa leitura e a escrita para:

  • Seguir instruções com a leitura de bula de remédio, manuais, receitas etc.
  • Apoiar à memória, por exemplo, criar listas
  • Se comunicar através da escrita ou leitura de recados, bilhetes, mensagens etc.
  • Se informar através de notícias
  • Se orientar com mapas ou nas ruas sabendo interpretar os sinais de trânsito, por exemplo.

Porém, mesmo com as diferenças, é de suma importância que a Alfabetização e o Letramento sejam trabalhados de forma paralela e entendidos como conceitos complementares, que precisam ser trabalhados juntos.

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Para trabalhar nessa área é importante que o profissional da área da educação faça uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento.

A boa notícia é que o curso pode ser feito a distância.

A primeira vantagem de fazer o curso a distância é que você escolher o tempo de duração da sua pós-graduação. Ela pode durar 6, 9 ou 15 meses. Independente do tempo escolhido, o aluno da pós graduação em alfabetização e letramento ead vai estudar os seguintes módulos:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Letramento no Brasil
  • Psicogênese das Linguagens Oral E Escrita: Subsídios para Alfabetização e Letramento
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
  • Literatura, Leitura e Aprendizagem

Ao todo, cada módulo da pós em Alfabetização e Letramento tem 75 horas de duração e o curso todo é formado por 450 horas letivas.

Por que fazer a pós-graduação em Alfabetização e Letramento a distância?

Primeiramente, você precisa de uma pós-graduação para alcançar bons cargos na sua área de atuação. Uma pesquisa recente mostrou que os profissionais com esse nível de escolaridade chegam a ganhar salários até 57% maiores que profissionais que só cursaram a faculdade. Sozinho esse já seria um motivo importante, mas existem outros fatores que podem ser decisivos na sua escolha por esse curso. Além disso, a modalidade a distância é a que mais cresce no país, pelos diversos benefícios que oferece aos alunos.

No curso de pós graduação a distância em alfabetização e letramento, o profissional vai se aperfeiçoar nas metodologias e técnicas voltadas ao ensino de leitura e escrita. Assim, estarão mais capacitados para os desafios diários da profissão e poderão conquistar melhores oportunidades na área.

Ao escolher essa modalidade, o aluno do curso de pós graduação ead em alfabetização e letramento vai poder estudar de forma que não tenha dúvidas sobre o assunto, pois com as videoaulas e livros impressos feitos pelo mesmo autor, o conteúdo se complementa de forma que qualquer dúvida seja sanada.

Outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD, é que nessa modalidade apenas o seu ritmo de aprendizagem é o que importa. Afinal, em sala de aula, o professor precisa fazer uma média de aprendizado de toda a turma, sendo assim, algumas pessoas sempre serão prejudicadas. Já com o curso a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Também é importante ressaltar que nessa modalidade de ensino você não precisa ir frequentemente ao polo. As provas de cada módulo são feitas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Dessa forma, o aluno precisa ir ao polo apenas uma vez durante todo o curso, para fazer a prova final presencial.

Área de atuação

Um profissional formado em Alfabetização e Letramento tem diversas oportunidades para atuar na educação, tanto no âmbito público quanto privado. Além de atuar diretamente em sala de aula, esses profissionais também podem trabalhar em atividades de planejamento e coordenação pedagógica, desenvolvimento de materiais didáticos, atuação em projetos de alfabetização em ONGs, instituições de ensino e órgãos públicos, entre outros.

Quanto à possibilidade de prestar concurso público, é importante destacar que há diversas oportunidades em diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal). No caso específico do concurso SEE SP 2023, o Edital SEE-SP 2023 abriu vagas para Professores de Ensino Fundamental e Médio.

No concurso da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), as inscrições vão de 15 de maio a 12 de junho, e as provas devem ocorrer no dia 06 de agosto. O concurso oferece um total de 15.000 vagas, com salários que vão até R$ 5.000,00​.

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre esse curso e o mercado de trabalho relacionado a ele, pode dar o pontapé inicial na sua pós graduação em alfabetização e letramento a distância. Com essa especialização, você terá um diferencial também nos concursos públicos voltados para a contratação de docentes para a educação infantil. Inclusive indicamos para você conferir o ranking dos melhores cursos para concurso, para quando chegar o momento de estudar para uma prova.

E não se esqueça que aqui no Blog “A Arte de Amadurecer – Um Olhar sobre a Educação no Brasil” você sempre encontra as melhores notícias sobre o assunto e pode tirar a suas dúvidas sobre os cursos de graduação, pós-graduação e carreiras em alta. Então, conte conosco sempre que tiver uma pergunta sobre esses temas e queira tirar as suas dúvidas em relação a eles.

Equipe de redação do Arte de Amadurecer

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

20 − dois =