Como as novas tecnologias afetam o trabalho do pedagogo?

Como já é de conhecimento mundial, todos temos vivido momentos de preocupação e apreensão nos últimos tempos. E situação de pandemia afeta a vida de todos no que diz respeito ao contexto pessoal, e claro, muito também na parte profissional. A grande maioria das áreas têm precisado se adequar a uma nova realidade, onde o conceito de home office, ou na tradução literal, trabalho em casa, mesmo já anteriormente conhecido, nunca foi tão difundido e praticado. Mas não apenas o trabalho em si sofreu mudança de local, mas a forma de trabalhar em si também passou por adaptações, com necessidade de uso de novos equipamentos, enfim. Neste post nós contaremos como as novas tecnologias afetam o trabalho do pedagogo.

Bom, antes de mais nada é importante frisar que os profissionais formados em Pedagogia, principalmente os que trabalham em escolas, sempre tiveram sua atuação muito próxima aos alunos, dando todo o suporte efetivamente de maneira presencial. Porém, os efeitos da pandemia do coronavírus no trabalho de pedagogos é nítido. Assim como os professores eles se viram obrigados a fazer seu trabalho direto de casa, lidando com computadores, aplicativos, enfim. Nada que possa ser considerado novo, porém, a utilização não tinha a frequência que vemos hoje.

Agora, se levarmos em conta que as novas tecnologias são cada dia mais importantes e têm chamado muita atenção dos estudantes, os profissionais aproveitam esse momento para aprenderem ainda mais a respeito e poderem incluir tais práticas durante o desenvolvimento de suas atividades. E claro, muito disso já tornou-se assunto obrigatório nas faculdade de Pedagogia EAD, de modo a já deixar o futuro pedagogo o mais bem preparado possível para saber lidar ao ingressar no mercado de trabalho.

E se você ainda tem dúvida sobre a importância de um pedagogo fazer uso dessas tecnologias para aperfeiçoar suas práticas, cabe a nós explicarmos que essa modernidade, que também podemos chamar de avanço tecnológico, aumenta consideravelmente as chances de que o ensino seja aplicado de forma correta. A qualidade da educação é melhorada, uma vez que além de aumentar o interesse do aluno, também amplia sua visão acerca do conteúdo apresentado; estimula a vontade de aprender, já que contribuem para uma assimilação mais rápida por parte de quem está aprendendo; e estreita a relação professor-aluno, pois passa a haver um dialogo mais frequente e, consequentemente, uma maior troca de ideias entre eles, já que o simples fato de utilizar tais tecnologias, faz com que o profissional cative ainda mais os estudantes, dando a eles, inclusive, a oportunidade de também ensinarem ao professor a usabilidade de determinados equipamentos ou aplicativos.

Quais são as novas tecnologias usadas pelo pedagogo?

Mesmo antes da pandemia, a tecnologia já havia chegado às salas de aula e transformado todo o processo de ensino-aprendizagem. E a cada dia que passa novos equipamentos e métodos mais modernos têm surgido. Mas quais são essas novas tecnologias que têm sido aprendidas e utilizadas pelos pedagogos? De que maneira eles são abordados durante a faculdade de Pedagogia EAD? Falaremos sobre a partir de agora.

Lousa Digital

Sabe aquele tradicional quadro negro no qual os professores escreviam as matérias com giz? Ou até mesmo aquelas lousas brancas onde passavam o conteúdo com o uso de uma caneta Pilot? Pois bem, a tendência é que cada vez mais se tornem objetos do passado. Atualmente a modernidade nos trouxe a já muito famosa lousa digital. É um dos casos onde novas tecnologias e Pedagogia tiveram um casamento perfeito, uma vez que trata-se de um equipamento extremamente fácil de ser utilizado, bastante intuitivo.

Agora simplesmente não é mais necessária a utilização dos anteriormente citados giz e caneta Pilot. Na lousa digital a escrita pode ser feita com os dedos, ou com qualquer outro objeto. Lembra daquele apagador de madeira ou de pano? Também não são necessários! Para apagar o que foi escrito basta passar a palma da mão por cima, e pronto, o conteúdo desaparece. É possível até mover palavras ou imagens de um lugar para o outro, algo muito utilizado nas aulas de Química, por exemplo.

Para alunos cada vez mais afeiçoados a era digital, certamente a lousa digital é extremamente eficaz para conquistar seu interesse e envolvimento.

Livros 3D

Apesar de não ser uma tecnologia considerada nova, os livros 3D têm se tornado cada vez mais modernos e, consequentemente, utilizados com maior frequência pelos profissionais que têm um diploma do curso de Pedagogia. Mais eficiente principalmente para as crianças (embora essa faixa etária não seja exclusividade), esse livros são aqueles que, conforme folheados, as imagens saltam das páginas, dando a oportunidade de que o aluno não apenas leia a história, como também interaja e consiga visualizá-la com maior facilidade.

Aplicativos para Pedagogo

Os aplicativos talvez sejam a mais famosa dentre as tecnologias aqui mencionadas, afinal de contas, fazem parte constante da vida da grande maioria das pessoas. Seja para pedir comida, para bater papo, para chamar um carro de transporte, para fazer movimentações bancárias, enfim, eles têm sido fundamentais em nosso cotidiano. E claro, eles também facilitam demais a atuação no mercado de trabalho para pedagogos.

Há aplicativos de comunicação, onde é possível enviar recados, receber algum tipo de autorização ou informação por parte dos pais, passar relatórios sobre o desempenho dos alunos, enfim. Há os que oferecem funcionalidades de desenho e diagramação, que por coincidência trabalham em conjunto com as já citadas lousas virtuais, e até mesmo gravar vídeos e áudios educativos a serem incorporados, tornando as aulas ainda mais interessantes. Há, inclusive, apps que ajudam a trabalhar e potencializar o aprendizado dos alunos na hora de compreender cálculos, escritas, entre outras coisas.

Claro, esses são apenas alguns exemplos dentre as tantas tecnologias existentes para facilitar o trabalho dos pedagogos e professores, e o aprendizado dos alunos. Pode ter certeza que, ao formar-se em Pedagogia a distância, você estará preparado para fazer uso de cada um deles, mas sem deixar de também incluir em sua atuação os métodos tradicionais, que mesmo com todas essas novidades, seguem sendo eficientes e fundamentais.

Equipe de redação do Arte de Amadurecer

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dez − 7 =