Quais serão as transformações no mercado de trabalho no pós-pandemia?

O cenário da pandemia mundial, nos faz questionar sobre quais serão as mudanças no mercado de trabalho depois que tudo isso passar. Afinal, sabemos que muitas coisas não serão mais como eram antes desse período. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre as tendências para o mercado de trabalho pós pandemia. Então, leia o texto até o final e utilize essas informações para embasar a sua escolha por uma área de atuação, ou ainda, por uma especialização. Sendo assim, venha conferir como será o mercado de  trabalho no futuro.

Mercado de trabalho no Brasil

Mas, antes de falamos sobre como será o mercado de trabalho no futuro, precisamos entender como é a realidade atual, ou seja, o mercado de trabalho no Brasil nos dias de hoje. Sendo assim, segundo levantamento do IBGE mais da metade da mão de obra brasileira está fora da força de trabalho em razão da pandemia. Por isso, infelizmente, o nível de desemprego é o mais alto registrado pelo IBGE. Além disso, é preciso lembrar que 21,3% das pessoas que estão empregadas tiveram um rendimento menor que o valor recebido normalmente.

Dessa forma, especialistas estão apontando como uma das saídas, que o Governo Federal precisará intervir e criar estratégias para auxiliar o retorno desses brasileiros ao mercado de trabalho. Porém, é preciso dizer que em razão do alto índice de concorrência, quanto mais bem preparado for o profissional, maiores serão as suas chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. E, mesmo com a pandemia, algumas áreas não só conseguiram manter seus trabalhos, como também expandiram seus negócios. Ou seja, mesmo com tantas perdas, há um lado positivo de aprendizagem durante a pandemia, em relação as áreas em desenvolvimento.

Muito é falado sobre as dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho, devido, principalmente, a falta de experiência na área. Por isso, se você faz parte desse grupo é ainda mais importante conferir quais foram as mudanças no mercado de trabalho e em quais áreas você deve focar os seus estudos. Então confira quais são as tendências para o mercado de trabalho no pós pandemia.

Tendências para o mercado de trabalho no pós pandemia

Home Office

O primeiro ponto a ser indicado sobre o assunto é o home office. Essas duas palavras entraram no vocabulário de muitas empresas e funcionários por todo o Brasil e o mundo. Afinal, essa foi uma das estratégias adotadas por diversas empresas, para que os funcionários continuassem desempenhando a sua função e, ao mesmo tempo, respeitando as medidas de saúde e segurança. Essa medida pode ter pego muitas pessoas desprevenidas, mas o trabalho remoto ou home office é uma tendência que veio para ficar.

Afinal, as empresas perceberam que é possível dar segmento ao trabalho e ainda cortar custos, enquanto seus funcionários estão em casa. E pesquisas recentes, além da experiência do dia a dia, mostraram que não há uma queda de produção nesse formato. Sendo assim, é preciso lembrar que esse é um benefício que os jovens no mercado de trabalho têm em relação aos funcionários mais velhos. Afinal, os trabalhadores mais novos tendem a possuir mais intimidade com o uso das tecnologias, o que pode facilitar no home office.

Dessa forma, a tendência é que o trabalho remoto seja reformulado, mas que continue presente no dia a dia de diversas empresa. Uma das ideia é adotar o home office duas ou três vezes por semana. Ou ainda, contar com a presença dos funcionários apenas para reuniões presenciais ou em outros trabalhos pontuais.

Presença digital das empresas

A verdade, é que a pandemia acabou acelerando um processo que já vinha acontecendo de forma mais lenta: a transformação digital nas empresas. Ou seja, a adoção de tecnologias digitais para executar diversas tarefas diferentes como: resolver problemas, agilizar processos, aumentar a produtividade, vender produtos e serviços, etc. Sendo assim, entre as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho atual e depois da pandemia, estão os cargos relacionados a essas novas tecnologias e presença digital.

Sendo assim, se você está pesquisando sobre quais são as áreas em ascensão para escolher sua graduação, pode ser uma boa opção seguir o caminho das tecnologias. Por isso, um curso tecnológico, em que os alunos aprendem sobre segmentos dessa área estará em alta. Além disso, é importante lembrar que o curso de tecnologia é considerado uma graduação, porém, é mais focado na prática, no dia a dia de trabalho. Por isso, em cerca de dois anos, o aluno já estará formado e pronto para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Dessa forma, podemos dizer que as profissões de tecnologia que estão em alta são: Gestão de Qualidade; Gestão de Tecnologia da Informação; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Secretariado; Segurança Pública e Privada. Além disso a área da educação também deve continuar ganhando força. Afinal, enfrentando esse período conturbado, ficou clara a demanda por profissionais mais qualificados. Outras áreas mais tradicionais como o Direito e a Administração também tendem a procurar alternativas digitais para o desempenho da função.

Estudo na modalidade EAD

Entre as tendências para o mercado de trabalho, tanto atual quanto pós pandemia, está o estudo na modalidade EAD. Afinal, tanto os cursos de graduação, quanto pós-graduação tiveram um aumento significativo de procura por novos alunos. Pessoas que estavam em casa e decidiram se profissionalizar.

E nesse caso, aconteceu algo muito parecido com o caso do trabalho remoto. Afinal, as universidades perceberam que podem manter o mesmo ritmo e qualidade de ensino no EAD. Ao mesmo tempo, os estudantes ficaram satisfeitos em poder estudar quando e onde quiserem. E assim, organizar melhor a sua rotina, equilibrando trabalho, estudos e demais responsabilidades do seu dia a dia. Por isso, essa é uma tendência para o futuro próximo.

Sendo assim, falando especificamente sobre as mudanças no mercado de trabalho, os profissionais também vão precisar de preparação para encarar os desafios desse novo formato. Por isso, cursos de pós focados em novas tecnologias para educação, assim como, ensino lúdico, são os mais procurados entre pedagogos e professores.

Equipe de redação do Arte de Amadurecer

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

5 + catorze =