5 razões para fazer uma pós em Educação Especial e Inclusiva

Se você quer se especializar, mas ainda não está convencido a iniciar uma pós em educação especial e inclusiva, precisa conferir este texto. Afinal, separamos 5 motivos para te convencer a investir nessa pós-graduação que é tão importante e abre portas para novas possibilidades de atuação no mercado da educação.

Mas, antes de falar sobre essas razões para você se matricular hoje mesmo, vamos te explicar um pouco mais sobre esse curso de especialização. Afinal, a educação é um direito básico, comum a todos os cidadãos. E entender o que é a educação especial e inclusiva é essencial para quem deseja trabalhar em uma escola especializada ou que seja inclusiva. Confira mais sobre o assunto logo abaixo.

Saiba mais sobre a pós em Educação Especial e Inclusiva

Sendo assim, o curso de pós graduação educação especial e inclusiva EAD pode ter duração a partir de seis meses. Dessa forma, essa especialização é voltadas, principalmente, para educadores das redes pública e privada e profissionais da educação em geral. Porém, qualquer pessoa com nível superior em outras áreas que demonstrem interesse pelo tema também pode se inscrever.

Durante o curso, o aluno terá acesso as seguintes disciplinas:

  • Formação Docente para a Diversidade;
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação;
  • Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais;
  • Deficiência Intelectual, Física E Psicomotora;
  • Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira;
  • Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades;
  • Fundamentos da Educação Especial;
  • Metodologia do Ensino da Educação Especial;
  • Tecnologia Assistiva;
  • Comunicação Alternativa.

Sendo assim, após o tempo de estudo, que normalmente gira em torno de 600 horas, o profissional estará pronto para assumir as responsabilidades da área.

5 razões para fazer uma pós em Educação Especial e Inclusiva

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o curso educação especial e inclusiva, vamos falar sobre as razões para você se matricular na pós e se especializar no tema. Confira os cinco motivos logo abaixo.

1. Estar atualizado com as novidades da área

Independente da área escolhida, o profissional precisa sempre estar atualizado e essa é uma das principais razões para investir em uma pós-graduação. Afinal, o conhecimento adquirido anos atrás em uma graduação pode estar defasado. Porém, muitos profissionais da educação acabam deixando de lado a especialização, por acreditarem que a educação sofre poucas mudanças. Mas, esse é um mito, há sempre novas metodologias de ensino em desenvolvimento, por isso, esses profissionais precisam de atualização constante.

Sendo assim, concluir um curso superior de licenciatura não é o suficiente para receber alunos com necessidades especiais na sala de aula. O professor precisa conhecer os tipos de deficiências e como lidar com as características individuais de cada uma delas. Para isso, é imprescindível que o educador se especialize e se atualize com frequência, para garantir uma educação de qualidade a todos os alunos.

2. Entender a diferença entre educação especial e educação inclusiva

Mas, falando mais especificamente sobre essa especialização, com ela você poderá entender e vivenciar a diferença entre educação especial e educação inclusiva. E já vamos adiantar uma explicação breve para que você comece os estudos mais bem informado.

Mesmo que esses dois termos sejam usados juntos, eles são diferentes. Afinal, a educação especial utiliza de ferramentas didáticas e pedagógicas específicas para atender às limitações da criança com necessidades especiais, sejam elas físicas ou cognitivas. Ela não possui um papel integrador do aluno com a sociedade, sendo aplicada fora do ambiente da educação regular, em escolas ou centros especializados no atendimento a essas crianças.

Já a educação inclusiva é um sistema educacional misto, onde se alia a educação regular com a educação especial. Nesse contexto, os alunos com necessidades especiais são integrados aos demais alunos no ambiente escolar comum. Sendo assim, a pós em educação especial e inclusiva te proporcionará conhecimento e experiência teórica em ambos os segmentos.

3. Aumentar as possibilidades de atuação dentro da educação

Como já mencionamos anteriormente, a educação especial é exercida em escolas e centros especializados, já a educação inclusiva acontece no ambiente escolar regular. Sendo assim, o profissional que investe nessa pós-graduação pode aumentar o seu leque de atuação. Dessa maneira é possível estar aberto e atualizado para novas e melhores oportunidades de trabalho.

E, principalmente, no ensino regular das escolas há uma demanda grande por profissionais qualificados nesse segmento. Sendo assim sempre há boas vagas abertas.

4. Conhecer as melhores práticas da área de educação especial e inclusiva

O curso ajuda, principalmente, a conhecer as melhores práticas da educação inclusiva. Afinal, só aceitar o aluno com necessidades especiais e o colocar dentro da sala de aula não caracteriza inclusão. O professor e demais colegas precisam estar integrados ao aluno e trabalhando juntos para o desenvolvimento integral da criança com necessidade.

A Educação Inclusiva colocada em prática se baseia em considerar a deficiência de um aluno como uma das muitas características diferentes que cada um deles apresenta. E para isso, é necessário conhecer as deficiências e como elas afetam o aprendizado, para que possa fazer o melhor por esses estudantes.

Levando em conta, a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação (9.394/96), as escolas regulares precisam atender e matricular alunos que possuam Altas Habilidades e Superdotação; Deficiência Intelectual e Múltiplas Deficiências; Surdez; Deficiência Física e Neuromotora; Deficiência Visual; assim como, Transtornos Globais do Desenvolvimento.

5. Contribuir para uma sociedade melhor com a pós em educação especial e inclusiva

O trabalho do professor já é focado em contribuir para uma sociedade melhor, mas quando o assunto é a educação inclusiva, essa temática é ainda mais profunda. Afinal, estudos recentes demostraram que a convivência de alunos com necessidades especiais e alunos que não apresentam nenhuma limitação, é benéfica para os dois lados.

A educação inclusiva ajuda a construir uma sociedade que sabe respeitar as diferenças, os alunos incluídos são mais propensos a pertencer a um grupo de amizades ou viver de forma mais independente, trabalhando ou ingressando no ensino superior. Além disso, as pesquisas mostram que esses alunos desenvolvem habilidades em matemática e leitura mais apuradas e são menos propensos a mostrar problemas comportamentais, se comparados aos alunos que não frequentam escolas inclusivas.

Ou seja, a pós em educação especial e inclusiva é o primeiro passo para os profissionais que querem expandir o seu conhecimento na área e desempenhar sua função da melhor maneira possível.

Equipe de redação do Arte de Amadurecer

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dois × um =