Psicopedagogia Clínica ou Psicopedagogia Institucional – como escolher uma pós na área?

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre qual curso escolher: Psicopedagogia Institucional ou Clínica. Por isso, escrevemos esse texto com foco no assunto em questão, para esclarecer todas as suas dúvidas. Assim, você poderá optar pelo melhor curso de especialização, levando em conta suas preferências e habilidades. Porém, antes de falar sobre os dois segmentos específicos dessa área, é importante entender o que é Psicopedagogia. Então, confira as explicações logo abaixo e leia o texto até o final. Caso ainda tenha alguma dúvida, pode deixar sua pergunta nos comentários.

O que é Psicopedagogia?

Sendo assim, a Psicopedagogia é basicamente um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Porém ela não se resume a isso. A área é multidisciplinar e envolve conhecimentos sobre neurologia, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

 O que é Psicopedagogia Institucional?

Já a Psicopedagogia Institucional é a ciência que estuda o fenômeno da aprendizagem. O profissional habilitado em nesse segmento precisa compreender o processo de aquisição de conhecimento para agir tanto no ato de aprender como no de ensinar.

Dessa forma, o trabalho do profissional especializado nessa área pode ser exercido em escolas, ONGs, centro comunitários, entre outros. E para obter bons resultados na execução de suas responsabilidades, o trabalho da psicopedagogia na escola precisa abranger toda comunidade escolar, como equipe pedagógica, professores, direção, pais, alunos e demais funcionários da instituição de ensino.

Sendo assim, esse é o profissional que auxilia na direção de implantar metodologias de ensino e práticas pedagógicas que beneficiam a qualidade do ensino oferecido aos alunos. Portanto, para exercer essas atividades, os profissionais formados em Pedagogia, Psicologia ou qualquer licenciatura, precisam cursar uma pós em psicopedagogia institucional a distância.

Pós graduação psicopedagogia institucional

A pós-graduação em psicopedagogia institucional auxilia o profissional da educação para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem em ambientes de ação pedagógica. Além disso, também auxilia a equipe pedagógica para um trabalho integrado no processo de estimulação e retomada da aprendizagem.

Como esse é um curso de especialização, para se inscrever é necessário já ter concluído um curso de nível superior, ou seja, uma graduação, podendo ser licenciatura ou bacharelado. Essa pós é voltado aos educadores das redes pública e privada e profissionais da educação em geral, porém qualquer pessoa que demonstre interesse pelo tema e seja graduado também pode se inscrever.

Dessa forma, o curso objetiva formar profissionais capacitados para detectar as causas das dificuldades de aprendizagem de alunos e encaminhá-los para processos educativos que lhe atendam numa visão interdisciplinar, ajudando-o a superar seus obstáculos educacionais.

Grade curricular do curso de Psicopedagogia Institucional online

A grade curricular da pós em psicopedagogia institucional a distância nada mais é do que a listagem de disciplinas que serão ensinadas durante o curso. Sendo assim, é interessante conferir essa parte antes mesmo de fazer a sua matrícula. Outro ponto essencial é conferir quais serão os professores e professoras.

Separamos abaixo um exemplo de grade curricular, para você ter uma prévia dos conhecimentos que terá acesso:

  • Didática do Ensino Superior;
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação;
  • Teorias da Aprendizagem;
  • Diversidade para Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais;
  • Fundamentos da Psicopedagogia;
  • Introdução à Psicopedagogia.

Também é possível observar que a grade curricular não traz o estágio supervisionado obrigatório e nem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Afinal, eles não fazem parte dos cursos de pós. Porém, caso o aluno tenha interesse é possível pedir para realizar o TCC, mas é preciso conferir as regras de cada instituição de ensino. Quanto ao estágio, os cursos de pós são mais voltados para pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, por isso, não há a necessidade de aprender na prática com o estágio.

Novas oportunidades com pós-graduação

Além disso, a pós graduação em Psicopedagogia Institucional EAD pode ter de 6 meses a 15 meses de duração. Sendo assim, em pouco tempo você tem acesso a novos conhecimentos na sua área e fica pronto para encarar novas oportunidades na carreira.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é que com novas oportunidades estão salários melhores também. Segundo pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário. Ou seja, mais um motivo para você se matricular o quanto antes, enriquecer o seu curricular e se destacar entre os diversos profissionais da área da educação.

O que é Psicopedagogia Clínica?

É importante frisar que a psicopedagogia como um todo, tem como objetivo o tratamento pedagógico baseado na teoria cognitivo-comportamental, identificando o status ativo, pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados à desatenção, baixa concentração e desempenho. Sendo assim, o que difere um psicopedagogo clínica de um psicopedagogo institucional é o local de atuação.

Ou seja, o psicopedagogo clínico atende alunos de diferentes faixas etárias em seu consultório, de forma individual. Sendo assim, a sua escolha tem relação com o lugar em que quer trabalhar depois de formado.

Inicie seus estudos hoje mesmo

Agora que você já sabe tudo sobre Psicopedagogia Institucional, pode se matricular na pós e começar os estudos hoje mesmo. Lembre-se de optar por uma instituição de ensino que seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você for pesquisar por vagas na área.

E você pode conferir essa informação sobre o credenciamento de forma fácil e rápida. Basta acessar o site do MEC e pesquisar pelo nome da faculdade que você tem interesse. Além disso, a nossa dica é que você verifique a página das instituições de ensino nas redes sociais, como no facebook e no instagram. Assim, é possível observar as opiniões de alunos e ex-alunos, além de conferir como é a postura da faculdade na resolução de possíveis problemas. Dessa forma, você tem uma prévia do atendimento e de como é ser aluno dessa faculdade. Pode ser uma ação simples, mas que faz toda a diferença e ajuda a evitar alguns problemas posteriores.

Equipe de redação do Arte de Amadurecer

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

vinte − 11 =