Aprenda a escolher a melhor faculdade EAD para você

O post de hoje tem um objetivo bem claro: ensinar você a escolher a melhor faculdade para a sua graduação. Não queremos, de forma alguma, questionar a qualidade da instituição X ou Y, mas apenas apresentar um ponto de reflexão: como você decide onde estudar? Qual é o principal fator que te faz escolher entre uma ou outra?

Para começar, é importantíssimo lembrar uma coisa: além de aluno(a), você é cliente. Isso mesmo. Educação não é um favor que alguém está te fazendo. Você paga para estudar, seja no ensino privado ou no público!

Como geralmente as pessoas escolhem uma faculdade?

Algo muito comum que percebemos é a escolha pela instituição de ensino se dar através de características que não são um diferencial, mas sim algo que está ligado diretamente à prestação do serviço. Por exemplo, na modalidade EAD, várias instituições divulgam a possibilidade de estudar “quando e onde quiser”, mas isso é uma característica do EAD online.

Listamos aqui algumas das características mais comuns utilizadas como se fossem um diferencial:

  • Estude quando e onde quiser;
  • Cursos reconhecidos pelo MEC;
  • Autonomia;
  • Diploma igual ao do presencial;
  • Professores mestres e doutores;
  • Ofertas extras que quase nunca são aproveitadas (você tem tempo para isso?);
  • Etc.

E como as faculdades tentam vender?

Vejamos como algumas instituições destacam a graduação EAD em seus sites. Para esse comparativo, o critério foi a busca no Google por “faculdade a distância”. Selecionamos apenas sites de instituições de ensino superior entre os sete primeiros lugares orgânicos do Google.

Uninter
foto do site da uninter

O foco principal da Uninter no site é divulgar preço (desconto no valor das mensalidades).

Anhanguera
foto do site da anhanguera

O foco principal da Anhanguera no site é reforçar as características do EAD: dinâmico, prático e flexível.

Unicesumar
foto do site da unicesumar

O foco principal da Unicesumar no site é divulgar preço (desconto no valor das mensalidades).

Unifacvest
foto do site da unifacvest

O foco principal da Unifacvest no site é falar sobre a forma como o aluno irá estudar (metodologia), além de destacar uma possibilidade financeira de estender o tempo de curso e pagar um valor menor na mensalidade.

Cruzeiro do Sul
foto do site da cruzeiro do sul

O foco principal da Cruzeiro do Sul no site é divulgar preço (desconto no valor do curso).

ESAB
foto do site da esab

O foco principal da ESAB no site é divulgar a graduação acelerada (mais rápida). Em contato do site com a instituição, foi informado que os cursos possuem autorização do MEC para tal, mas é bom se certificar 100% antes de fazer a sua matrícula.

Unopar
foto do site da unopar

O foco principal da Unopar no site é divulgar preço (desconto no valor do curso).

Mas qual é o diferencial real que VOCÊ, aluno e cliente, terá?

Por que geralmente as pessoas não pensam nisso, mas são levadas pelo preço ou pelo “famoso” na propaganda? 

Quebre esse ciclo, pense, faça diferente. Exclua as características que são comuns a todas as instituições e veja o que sobra num comparativo direto de qualidade.

Como você deveria escolher a sua faculdade? 

Antes de continuar falando sobre a escolha da faculdade para a sua graduação, vamos rapidamente mudar o foco da pergunta: 

O que você faz quando quer comprar algo novo para você? Um novo smartphone, um eletrônico ou um eletrodoméstico? 

Provavelmente tudo começa com uma boa pesquisa sobre o produto, um comparativo entre os diferenciais e os benefícios que você terá. Em algum momento você vai se aprofundar e se tornará um expert sobre aquele determinado produto – muitas vezes entendendo até mais do que um vendedor de loja. Por fim, antes de decidir pelo produto, você colocará na balança tudo que uma marca oferta em comparação à outra(s) e, então, decidirá baseado no que mais importa para você

Agora, voltando para a escolha da sua faculdade: Você faria diferente do que no exemplo acima? A escolha da instituição onde você estudará é tão ou mais importante do que a marca do seu novo smartphone, não?

Pensando que o foco de uma graduação é ser uma boa base para o mercado de trabalho, procure por faculdades que tenham propostas claras e convincentes sobre as suas metodologias, ou seja, a forma como você estudará para adquirir os conhecimentos necessários para se tornar um bom profissional.  

O que as faculdades querem vender para você?

Muito cuidado com o que as faculdades tentam te vender. E não é porque elas estejam querendo, necessariamente, te enganar, mas é que você precisa conhecer claramente o que está contratando. Do valor das mensalidades à metodologia, tudo precisa estar muito claro.

Quando muitas letras miúdas e asteriscos estiverem presentes nas comunicações das instituições, sinceramente já é um sinal de alerta. Pode ser que você assuma um compromisso que depois não poderá cumprir ou que ficará com a sensação de ter sido enganado.

Vamos repetir aqui os prints de tela que capturamos das instituições. Veja qual é o foco principal da comunicação de cada uma, ou seja, aquilo que elas querem vender para você!

foto do site da uninter

foto do site da anhanguera

foto do site da unicesumar

foto do site da unifacvest

foto do site da cruzeiro do sul

foto do site da esab

foto do site da unopar

Comparando todas as faculdades, a única que nos chamou atenção por ter uma proposta diferente das demais foi a Unifacvest. Essa é uma instituição que tem sede em Santa Catarina, na cidade de Lajes e, de acordo com o site, possui polos em 25 estados e no Distrito Federal.

Logo na página de entrada o conteúdo em destaque deixa claro como o aluno irá estudar e qual é a metodologia. No caso da Unifacvest, o aluno pode escolher entre livros impressos, videoaulas online e até mesmo DVD. De acordo com o site da instituição, os autores/professores escrevem o livro, gravam as aulas e participam da elaboração das questões das provas, garantindo ao aluno a possibilidade de estudar por qualquer um dos meios, sem prejuízo na aprendizagem.  

Qualidade “todas têm”. O formato de estudo é o que muda!

Como deixamos claro no início dessa publicação, a intenção não é questionar a qualidade das instituições. Sabemos que, no geral, todas possuem qualidade – desde que sejam reconhecidas pelo MEC. Mas a pergunta que você precisa se fazer é: como eu vou estudar? 

O formato de estudo é fundamental para você atingir o principal objetivo: finalizar o curso com uma boa base para começar a atuar no mercado de trabalho. Procure saber sobre a metodologia, quem são os professores, como são as avaliações, quando acontecem os encontros presenciais, como é o material didático, etc. 

Procure não escolher somente por conta de uma promoção ou porque tem uma pessoa famosa na propaganda. Lembre-se novamente de como você compraria se fosse um smartphone e aplique o mesmo rigor na pesquisa, afinal, na escolha por uma faculdade é o seu futuro que está em jogo!

Pontos importantes para observar no momento da sua matrícula

Para concluir, confira uma lista com indicações do que é importante você levar em conta no momento de comparar as instituições. Separamos desde o que é fundamental, até aquilo que nós consideramos relevante (e que você pode usar na sua escolha):

  • Tenha certeza de que a instituição é autorizada pelo MEC;
  • Verifique se o curso que você deseja fazer é autorizado e se já tem reconhecimento (autorização e reconhecimento são coisas diferentes);
  • Certifique-se de que a carga horária do curso está dentro das exigências legais do MEC;
  • Leia no site da instituição qual é a metodologia proposta para os cursos de graduação;
  • Procure saber, em detalhes, como será o formato de estudos (100% à distância, semi presencial, online, com livros didáticos, somente videoaulas, etc.);
  • Solicite um material demonstrativo com conteúdo (mesmo que parcial) de uma disciplina;
  • Peça uma explicação clara sobre os valores das mensalidades, principalmente para quando o preço anunciado for promocional;
  • Busque informações sobre o polo no qual você será matriculado (horário de funcionamento, pessoa responsável, etc.);
  • Para as suas dúvidas particulares, entre em contato com a instituição e só efetue a matrícula caso esteja 100% seguro.

Esperamos ter contribuído para algo tão importante na sua vida: a escolha por uma boa faculdade EAD. Continue acompanhando o nosso site!

A Arte de Amadurecer

Somos um site que tem por objetivo tratar de assuntos relacionados com a educação, mais especificamente o Ensino Superior. Acreditamos que a educação faz parte do amadurecimento de cada um enquanto indivíduo, por isso, deve estar ao alcance de todos.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário