Entrevista de emprego online: como se dar bem?

Com a situação atual do Brasil e do mundo, a entrevista de emprego online surgiu como uma boa opção para manter as atividades de contratação da empresa e evitar a aglomeração. Sendo assim, precisamos falar como se preparar para uma entrevista de emprego online. Afinal, apesar do objetivo se manter o mesmo da entrevista presencial, ou seja, ser contratado, o modo online tem suas particularidades. Sendo assim, confira as nossas dicas neste post e coloque em prática na sua próxima oportunidade de trabalho.

Além disso, vale lembrar que várias empresas estão percebendo os benefícios de manter alguns serviços no modo online. Dessa forma, a entrevista de emprego online, pode ser uma das atividades que tende a permanecer mesmo depois que a pandemia passar. Ou seja, mais um motivo para você conferir nossas dicas.

Dicas para ir bem em uma entrevista de emprego online

Então, para começar as dicas para ir bem em uma entrevista de emprego online, separamos cinco conselhos rápidos e simples, mas que vão fazer a diferença. Confira logo abaixo!

1. Faça testes prévios na plataforma que será utilizada

Vale lembrar que as entrevistas de emprego online costumam utilizar plataformas como: Google Hangouts, Skype ou similares. Afinal, elas são verdadeiros espaços para reuniões digitais. Então, se puder, pergunte qual será a plataforma utilizada e teste sua usabilidade. Algumas delas podem ter resultados melhores por aplicativos baixados, por exemplo. Sendo assim, verifique todos esses detalhes antes de iniciar a conversa.

Além disso, vale testar os dispositivos de áudio e imagem. Verificar se tudo está funcionando bem, como está a luminosidade e se a outra pessoa não terá dificuldades para te ver. A nossa dica é que você perceba de onde está vindo a luz principal, o ideal é que ela esteja a sua frente. Então, vale sentar em frente a uma janela, por exemplo. Mas atenção, estamos falando de uma boa luminosidade, mas a luz do sol forte, pode atrapalhar também.

2. Garanta uma boa conexão com a internet no dia da entrevista de emprego online

E entre as dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego online está checar a conexão da sua internet. Vale fazer uma chamada com um amigo para verificar se tudo ocorre bem, por exemplo. Afinal, é preciso que o entrevistador consiga te escutar, assim como você escutar o que ele diz, sem interrupções. Pois, essas pausas involuntárias podem atrapalhar a conclusão de uma ideia e te prejudicar. Além disso, há um tempo definido para a entrevista de cada candidato e você não pode perder os seus minutos com falhas técnicas.

3. Escolha um local adequado

Além de prestar atenção sobre o que dizer em uma entrevista de emprego online, você também precisa tomar cuidado com o seu ambiente. Afinal, ele também vai transmitir algumas características sobre a sua personalidade. Ninguém espera que você tenha um escritório profissional em casa, mas contar com um ambiente bem organizado pode fazer com que você ganhe alguns pontos. Além disso, também vale escolher um local silencioso, em que você não sofra interrupções e que não tenha pessoas passando, por exemplo.

4. Desative notificações de outros aplicativos durante a entrevista de emprego online

Se você estiver usando o seu computador ou notebook é só fechar as demais guias do seu navegador de internet, além daquela utilizada para a entrevista. Também lembre-se de deixar o seu celular no silencioso ou desligado. Mas, se você estiver utilizando o seu smartphone para realizar a entrevista, uma boa dica é desligar momentaneamente as notificações de outros aplicativos, principalmente, os apps de rede sociais. Afinal, o som que o aparelho faz quando você recebe uma mensagem é reconhecido por todos e é também um exemplo de o que não fazer em uma entrevista de emprego online. Afinal, isso também vai te distrair do assunto que está sendo discutido no momento.

5. Confira o que vestir em uma entrevista de emprego online

O que vestir em uma entrevista de emprego online, depende muito do cargo que você quer conquistar e também da sua área de atuação. Afinal, os advogados, por exemplo, costumam sempre se apresentar de terno. Mas, de um modo geral, você não precisa se preocupar em estar com uma roupa muito social, apenas apresentável ao mesmo tempo que se sente confortável com a roupa que está vestindo. Afinal, essa sensação de conforto pode aumentar a sua autoconfiança e te deixar mais bem preparado para responder as perguntas e conquistar a vaga de trabalho.

Como se preparar para uma entrevista de emprego online

Agora, você já conferiu as dicas essenciais para alcançar bons resultados em uma entrevista online. Então, como último conselho de como se preparar para uma entrevista de emprego online, vamos indicar que você pesquise um pouco sobre a empresa que pretende conquistar uma vaga. Vale conferir o site institucional, ver as  postagens nas redes sociais e até mesmo o que a imprensa fala sobre a companhia, em matérias de jornais, por exemplo. Assim, quando perguntado, você vai se mostrar interessado na companhia e também pronto para aprender mais.

Agora, sobre as demais perguntas que podem ser realizadas na entrevista, não tente decorar respostas. Afinal, as respostas prontas são facilmente percebidas e não convencem. O melhor a fazer é parar um tempo para pensar quais são as suas metas e objetivos na carreira, os motivos que te levaram a escolher a sua área e outras informações importantes sobre a sua profissão. Também é importante saber quais são as suas principais qualidades profissionais, assim como os seus defeitos. Mas, quando for apresentar um defeito seu, é interessante dizer como pretende melhorar esse ponto. Afinal, todos nós erramos, mas como corrigimos os nossos erros, diz muito sobre nós mesmos.

Em resumo, faça uma análise sobre você, sua carreira e seu objetivos. Assim, você estará pronto para responder qualquer pergunta de uma entrevista de emprego online ou presencial. Lembre-se de ser educado e cordial. Deixe claro as suas opiniões sempre que elas forem solicitadas, mas não fale demais. Saiba manter a resposta dentro do tema que foi perguntado. Mantenha-se confiante e você chegará lá!

Deixe seu Comentário