Concurso SEED PR: O que estudar para o cargo de Professor de Artes

O SEED PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná) é uma instituição responsável pela gestão e coordenação das políticas públicas de educação e esporte no estado do Paraná. Trata-se de um órgão público que tem como missão coordenar e implementar políticas educacionais e esportivas no estado, abrangendo desde a gestão de escolas e programas esportivos até a formação de professores e o desenvolvimento de pesquisas na área. Uma de suas atividades é a realização de concursos públicos para a contratação de professores e outros profissionais da educação.

Cargo de professor de artes no concurso SEED PR

Para o concurso do SEED PR 2023 há inúmeras vagas para professor e uma delas é para o cargo de Professor de Arte.

Saiba o que o edital exige e comenta sobre essa oportunidade abaixo:

Conteúdo programático Professor de Artes

  • CONHECIMENTOS DIDÁTICOS:

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR: documentos curriculares do Paraná e o seu Quadro Organizador; plano de aula, relação entre o planejamento da aula e o atendimento dos objetivos de aprendizagens, relação entre o desenvolvimento das competências gerais e específicas e as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor e a avaliação.

A METODOLOGIA VIABILIZANDO A APRENDIZAGEM: as estratégias de ensino, sua correlação com os recursos didáticos; observação de sala de aula: estratégias de construção de parceria com o pedagogo; a importância das Metodologias Ativas; plataformas educacionais como meio para desenvolver habilidades.

A GESTÃO DE SALA DE AULA: a importância do Tripé (Organização da Coletividade, Cuidado com as Relações Interpessoais e Mediação do Conhecimento); estratégias de gestão do tempo e da aprendizagem; a importância do clima escolar para a construção do respeito e de um ambiente acolhedor para a formação do estudante.

A AVALIAÇÃO E A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; recuperação de estudos e reavaliação; critérios, instrumentos e intencionalidade da avaliação escolar.

  • ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:

Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente): Arts. 56, 232 e 245.

  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ

PROFFESSOR DE ARTE:

  1. Artes visuais: Renascimento

1.1. Características do movimento.

1.2. Contexto histórico

1.3. Principais artistas.

  1. Artes visuais: Modernismo brasileiro

2.1. Características do período.

2.2. Contexto histórico.

2.3. Principais artistas.

2.4. Semana de Arte Moderna.

  1. Artes visuais: Vanguardas europeias

3.1. Contexto histórico.

3.2. Cubismo

3.2.1. Características do movimento.

3.2.2. Principais artistas.

3.3. Expressionismo

3.3.1. Características do movimento.

3.3.2. Principais artistas.

3.4 Dadaísmo.

3.4.1. Características do movimento.

3.4.2. Principais artistas.

  1. Artes visuais: Arte conceitual

4.1. Contexto histórico.

4.2. Características.

4.3. Fluxus.

  1. Elementos da linguagem teatral:

5.1. Ator/personagem.

5.2. Espaço cênico.

5.3. Ação.

5.4. Figurino.

5.5. Cenário

5.6. Texto dramático.

5.7. Sonoplastia.

  1. Teatro na antiguidade clássica:

6.1. Espaço cênicos.

6.2. Tragédia.

6.2.1. Características da tragédia grega.

6.3. Comédia.

6.3.1. Características da comédia.

  1. Elementos da música e do som

7.1. Timbre.

7.2. Intensidade.

7.3. Altura.

7.4. Densidade.

7.5. Duração.

7.6. Melodia.

7.7. Ritmo.

7.8. Harmonia.

  1. Música na Idade Moderna

8.1. Renascença.

8.1.2. Características do movimento.

8.2. Barroco.

8.2.2. Características do movimento.

  1. Música MPB

9.1. Tropicália.

9.1.1. Características das obras.

9.2. Jovem Guarda.

9.2.1. Características das obras.

9.3. Música de protesto.

  1. Dança elementos da linguagem

10.1. Movimento corporal (fluxo, giro, saltos, eixo).

10.2. Espaço (níveis, direção, dimensão).

10.3. Tempo (rápido, lento, moderado).

Das inscrições do concurso da SEED PR

As inscrições para o Concurso Público serão realizadas pela Internet, no site do IBFC – www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto” e encontrar-se-ão abertas no período das 10h do dia 10/04/2023 até às 23h do dia 09/05/2023.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição será de R$100,00 (cem reais) para 1 (uma) inscrição e R$160,00 (cento e sessenta reais) para 2 (duas) inscrições.

As fases do concurso

O concurso publico do SEED PR contemplará as seguintes fases:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Prova Prática;
  • Prova de Títulos; e
  • Avaliação Médica.

As Provas Objetiva e Discursiva do Concurso será realizada nas cidades de Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz, no Estado do Paraná.

O candidato ao optar por realizar as Provas Objetiva e Discursiva em determinado município estará vinculado a ele somente para fins de realização desta etapa.

Tanto a prova objetiva quanto a prova de redação acontecerão no mesmo dia: 18/06/2023.

Prova objetiva

A Prova Objetiva será composta por 30 (trinta) questões, sendo: 08 (oito) questões sobre Conhecimentos Didáticos e 02 (duas) questão sobre Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos.

O candidato com duas inscrições homologadas, além das 30 (trinta) questões descritas, deverá responder às 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos correspondentes à segunda inscrição.

Prova discursiva

A Prova Discursiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída por 1 (uma) questão discursiva, devendo conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas, versando sobre conhecimentos específicos relacionados à sua inscrição.

O candidato com duas inscrições homologadas, deverá responder 2 (duas) questões discursivas relacionadas aos Conhecimentos Específicos de cada inscrição.

Conclusão

Para se tornar um professor de arte no SEED PR, é necessário ter uma ampla gama de conhecimentos que vão além das artes visuais e da música. O edital exige que os candidatos saibam sobre planejamento escolar, metodologias de ensino, gestão de sala de aula e avaliação e recuperação da aprendizagem, além de terem conhecimento específico sobre diversos períodos e movimentos artísticos. Além disso, os professores devem estar cientes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Embora possa parecer um conjunto de requisitos abrangentes, é importante lembrar que a educação é uma área dinâmica e em constante evolução, portanto, é necessário que os professores estejam sempre em busca de atualizações e sejam flexíveis o suficiente para se adaptarem às necessidades de seus alunos. Aqueles que desejam se tornar um professor de arte no SEED PR devem estar comprometidos em fornecer uma educação de qualidade e devem estar dispostos a se dedicar a aprimorar seus conhecimentos para oferecer uma experiência de aprendizado enriquecedora para seus alunos.

Marcadores

Deixe seu Comentário