Como a pandemia afetou a área da Pedagogia?

Como todos sabemos, não apenas o Brasil, mas todo o mundo, tem vivido uma época extremamente difícil e triste por conta da Covid-19 que, infelizmente, tem infectado e tirado a vida de milhões de pessoas. Mas além das questões de saúde, as empresas e, consequentemente os empregados, também têm sofrido bastante, inclusive os que atuam na área da Pedagogia. Nesta postagem especial falaremos sobre quais são os efeitos da pandemia do coronavírus no trabalho de pedagogos.

Esse efeito tem se refletido não apenas para os profissionais já formados e que estão atuantes, mas também nas faculdades de Pedagogia EAD, curso que por sinal, quando se fala da modalidade a distância, é o que mais tem matriculado novos alunos nos últimos anos. E muito dessa procura se deve ao fato de que, de acordo com recentes pesquisas, mais de 90% dos Pedagogos estão empregados atualmente no país, e isso se deve a ampla área de atuação existente.

Mas vamos falar mais sobre as duas situações distintas no decorrer do texto. Siga conosco…

Como a pandemia afeta a faculdade de Pedagogia?

Bom, quem está matriculado em um curso de Pedagogia presencial, das duas uma, ou não frequenta a instituição há bastante tempo ou tem estudado no modelo híbrido, ou seja, uma semana vai até o local e na outra estuda em casa de maneira online. Isso, é claro, se dá pelos cuidados que devem ser tomados para evitar qualquer tipo de facilidade para o contágio, e nesse contexto está inserido o distanciamento social. Por mais que se diga ser possível manter os alunos a uma distância segura uns dos outros, é sabido que na prática isso é um pouco mais complexo, e justamente por esse motivo são ainda muitas as situações em que prefeituras municipais e até governos estaduais têm mantido a proibidas as aulas presenciais.

Mas afinal de contas, quando ocorrerá o retorno das aulas em definitivo, do modo que conhecemos antes de tudo isso começar? Bom, tudo vai depender, antes de mais nada, da diminuição do número de pessoas infectadas, que consequentemente depende diretamente da quantidade de pessoas vacinadas, enfim. Porém, conforme a vacinação vai sendo acelerada, aumenta também a esperança de que muito em breve tudo volte ao normal, se é que após esses meses de aflição será possível chamar o que vier de normal.

Enquanto isso, a grande maioria das pessoas que estão matriculadas em instituições de ensino superior presenciais seguem estudando da forma como o fizeram durante a maior parte do ano de 2020, ou seja, online. Cada aluno em sua casa, conectado a internet. Uma preocupação que aqueles matriculados em uma faculdade EAD não tiveram e nem terão, uma vez que desde o início, independente da pandemia, já estudam dessa forma e não viram o andamento do seu curso ser afetado.

Quem está matriculado no curso de Pedagogia a distância praticamente não foi afetado, a não ser no que diz respeito às idas aos polos para realizar provas que obrigatoriamente precisam ser presenciais, mas ainda assim, em muitos casos, como essa é uma situação em que não acarreta aglomeração, houve a possibilidade de se manter. Inclusive nesse meio tempo foram inúmeras as transferências de alunos saindo das faculdades presenciais para se matricularem naquelas que oferecem a modalidade EAD.

Essa, com ou sem pandemia, já é uma tendência que vem se desenhando há alguns anos. O número de matriculados em cursos de graduação EAD tem crescido de forma extremamente significativa, como inclusive dissemos no início do texto ao informarmos que o curso de Pedagogia a distância tem sido o que mais matricula alunos. Há cursos onde, inclusive, já existem mais alunos matriculados do que no modelo tradicional. Logo isso certamente irá se ampliar para todos os cursos, sejam eles de bacharelado, licenciatura, tecnologia, até mesmo nas especializações.

Como a pandemia afeta o mercado de trabalho?

É inegável, o mercado de trabalho para pedagogos, assim para uma série de outros profissionais, tem sido muito prejudicado por decorrência da pandemia. Isso porque, a exemplo do que falamos sobre as faculdades presenciais, as escolas também têm que respeitar decretos que, em muitos lugares, ainda as impede de receber os alunos. Muitos pedagogos, portanto, acabaram por sentir na pele a situação, perdendo seus empregos seja para que a instituição faça uma economia financeira, ou pelo fato de que não foi possível permanecer com as portas abertas, precisando portanto encerrar as atividades.

Porém, os que não tiveram a sorte de não precisar passar por essa situação tão ruim, tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensinar, como também mencionamos anteriormente, dando aulas online. Porém, dada a urgência de se aplicar esse método e dar sequência à educação dos alunos, muitos professores e pedagogos não puderam receber nenhum tipo de curso ou preparo sobre o uso das tecnologias a favor da educação.

Sendo assim, esses profissionais precisaram adequar toda a programação ao ambiente digital, com pouco tempo para o planejamento, e com menos tempo ainda para colocar tudo em prática. Lembrando que, principalmente, na educação básica há a necessidade de materiais visuais para acompanhar as explicações, como slides e vídeos.

Ou seja, ainda mais trabalho para a produção dos professores que não possuem muitos recursos. De uma forma resumida, houve uma transição apressada para o universo digital.

E esses têm sido os principais desafios enfrentados pelo profissionais formados em uma faculdade de Pedagogia EAD em tempos de pandemia. Porém, não apenas nós, do blog A Arte de Amadurecer, mas certamente toda a população mundial, seguimos confiantes que toda essa situação até pouco tempo atrás inimaginável, que pensávamos ser possível apenas em filmes ou séries, chegue ao fim.

Logo, temos fé, traremos uma postagem especial falando sobre como está sendo a reabertura das escolas com todos os profissionais da educação vacinados, e a normalização do estudo, tanto presencial quanto a distância acontecendo gradualmente.

Mas enquanto isso, se você tem o desejo de se tornar um pedagogo ou uma pedagoga, não desanime, reflita sobre o que dissemos durante o texto, é perfeitamente possível garantir seu diploma fazendo um curso de Pedagogia EAD e num futuro muito próximo atuar fazendo a diferença na vida de milhares de alunos.

Equipe de redação do Arte de Amadurecer

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

19 − sete =